quinta-feira, 10 de maio de 2012

QUARUP


                      Gosto de ir à tardinha na cafeteria da livraria Saraiva, no Iguatemi, tomar um cafezinho Santo Grão, longo, com um pedaço de bolo de maçã com canela. Gosto do café bem forte e este é especialmente adequado ao meu gosto.
Segue-se sempre um bom papo com algum dos meus filhos e quando estou só, aproveito para folhear algum livro que me chama a atenção.
                      Ontem foi um deste dias que estava só e me encontrei navegando pelas folhas riquíssimas, em aventuras, dos Villas Boas. Estes três irmãos, Orlando, Cláudio e Leonardo, foram responsáveis pela criação do parque do Xingu, pacificação e preservação de vidas e cultura indígena, na região amazônica brasileira.
Verdadeiros heróis nacionais, que desbravaram e enriqueceram a cultura popular do nosso Brasil.
Ao contrário da coluna Prestes, que somente plantou a discórdia e o terrorismo, e é reverenciada nos nossos tempos, estes verdadeiros heróis pouco são lembrados.
                        Mas o interessante é que, folheando o livro “Orlando Villas Boas: Expedições, Reflexões e Registros”, busquei o diário referente ao dia 25 de Setembro de 1947 e ali estava registrado, que nesta data, os indígenas realizaram, na Aldeia, a festa do Quarup. Uma belíssima manifestação espiritual que homenageia a criação, o Criador e a criatura.
Emocionei-me! Foi o dia em que eu nasci...

Alvaro de Oliveira
Fortaleza, 10/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário