terça-feira, 2 de outubro de 2012

SONHOS E REALIZAÇÕES




Aos quinze anos o meu sonho era ser Psicólogo. Caminhar nos segredos da alma compensava minha necessidade de conhecer. Fazia-me tomar posse de tempos perdidos. Mas aos poucos a arte foi tomando conta do meu ser e tomando conta também dos meus desejos mais profundos. Criar, conceber era algo novo e me fazia observar de tudo o que me rodeava. Transferia para a tela a alma do que eu olhava. Daí me nasceu, na pintura, uma arte figurativa, que levou-me aos caminhos do abstrato e finalmente descobrir os volumes da arquitetura.

Lê Corbusier e Oscar Niemeyer despontavam como expoentes e aquilo me fascinava.
Brasília era um marco que transformava o Brasil artística e historicamente; era a liberdade invadindo a alma do artista brasileiro e esta invasão preencheu meu espírito.
Parti para o Rio de Janeiro. Fui estudar na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional do Rio de Janeiro. Primeiro lugar no vestibular e o reconhecimento da minha capacidade de vencer.

Em 1965 iniciou-se no meu ser o desejo de conquista e a certeza de que eu podia. Dois anos de Rio de Janeiro e voltei para Fortaleza ingressando na Faculdade de Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Ceará. Faculdade modelo e que representava, então, o melhor que se tinha em ensino de Arquitetura no Brasil.

Formei-me em Arquitetura e Urbanismo e fui para a tão sonhada Brasília, chefiar a Secção de Arquitetura da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil). Tive neste tempo contato permanente com celebridades da época, inclusive Burle Marx e Sergio Bernardes. Com dois anos e meio, depois de passar na assessoria da Diretoria de Edificações, como seu substituto imediato, deixei a Companhia e alcei novos vôos na área empresarial. Eu era um empreendedor nato, vocacionado pela vivência que experimentara ao lado do meu pai em tantas empreitadas.

Segui os caminhos da arquitetura e do comércio abrindo lojas de moda juntamente com a minha esposa. Percebi nela, também, o carisma comercial e trabalhei para desenvolver este dom, que aflorou como um furacão, dando-nos imediatamente frutos abundantes.
O fato é que o comercio nos trouxe melhores resultados financeiros e a moda começou a correr intensamente no meu sangue.

Daí, em 1982, nasceu em Fortaleza a Granffa Indústria de Confecções Ltda. Buscávamos suprir a deficiência que existia na criação de moda gestante e logo fomos premiados como os melhores deste seguimento no Brasil. Mas o destino quis mudar o nosso rumo e em meio a tribulações, causadas por questões de saúde, fomos obrigados a fechar a indústria e prosseguir no mercado como varejista.

Diminuímos a intensidade de trabalho até resumi-lo em uma única loja no Shopping Center Iguatemi, que hoje é especializada em moda tamanhos grande, senhoras e na terceira idade.

A moda me levou aos caminhos da pós-graduação em Marketing e a busca incessante pela excelência.
Hoje, junto da minha esposa, com a qual sempre caminhei em todos os empreendimentos, minha companheira inseparável de todas as vitórias, divido meus conhecimentos, com ela e meus quatro filhos, meus parceiros de loja e minha liberdade.
Sou um homem plenamente realizado!


Alvaro de Oliveira
Fortaleza, 02/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário