terça-feira, 27 de março de 2012

REFLEXÕES NO COOPER



Ontem, depois que concluímos o labore, ou seja, toda a limpeza e arrumação do apartamento que estava fechado, desde que fomos para Fortaleza, saímos para o nosso primeiro dia de Cooper.

É importante dizer que, aqui em Orlando, nós fazemos questão de realizar os serviços domésticos, mesmo porque, a mão de obra serviçal é muito cara e na verdade para nós é um lazer. Preencher com prazer o nosso tempo é uma das nossas metas. Também, aqui tudo é muito prático e os produtos disponíveis para limpeza são de muita eficácia. Desde o aspirador de pó, aos produtos líquidos, funcionam mesmo!

Mas voltemos ao Cooper. Quando saímos já eram 19 horas e o sol ainda estava bem forte obrigando a Leda a usar viseira. Saímos, como sempre, caminhando por entre árvores e gramados, com privilegiada vista para lagos e fontes. É insuperável a beleza que desfrutamos nestas caminhadas.

Depois de um tempo, caminhando, passei a refletir sobre a confusão que está o transito em Fortaleza e nas grandes cidades do Brasil. Um dia brinquei com meu sobrinho que mora em São Paulo e postou no seu Facebook:
                                   - Enfim pedalando na estrada!
                                   Respondi :
                                   - Que maravilha, respirando ar puro, puro fuligem!

Passei a contar as motos que cortavam os carros pelo estreito corredor entre eles e às vezes quebrando o retrovisor. Que espanto! Nenhuma! Aqui elas ocupam rigorosamente o lugar de um carro e praticamente não existem como condução do dia a dia. Menos de 0,1% em relação aos carros, com certeza. O americano, que dizem em dificuldade, ainda tem dinheiro suficiente e consomem e compram carros e não motos. O entregador de pizza usa um carro. Não tem moto boy, nem moto táxi.

Porque então sofremos tanto com nosso transito em Fortaleza que teve a última intervenção no sistema viário nos primeiros quatro anos de mandato do prefeito Juracy Magalhães? Será que o planejamento previa mais de 20 anos? Se assim foi, erraram! Está tudo errado!
Precisamos descobrir o Planejamento Urbano. E olha que temos uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com competentes profissionais. Precisamos divulgar isso pelos jornais e televisão para que a população saiba das nossas capacidades e o poder público possa usar suas competências. É tempo de mudanças! Vamos usá-la!

Será que nossos governantes e legisladores não viajam? Será que eles desconhecem o progresso?

Para onde vão nossos impostos?


Álvaro de Oliveira
Orlando, 27/03/2012

Um comentário:

  1. Eu fui vítima, inúmeras vezes deste trânsito caótico...dessas motos caóticas!!! Na verdade, não dá pra entender como ainda permitem q elas invadam as ruas da forma como estão fazendo.Dirigir em Fortaleza, hoje, é puro sinônimo de insegurança; e não só pela violência, mas sim, por estas tesouras ambulantes que quando batem na gente, além de fazerem um grande estrago ainda trazem consigo, companheiras de irresponsabilidades fazendo com que fiquemos sem ação e até mesmo com medo de discutirmos nossos direitos. Nunca vi povo mais unido do que motorista de moto!...Gostaria de usar o seu Blog para alertar a "competência maior do trânsito", para se preocuparem em colocar pessoas, que possam PUNIR estes "perigosos do tránsito"....ESSES INFRATORES, pq isto a meu ver é INFRAÇÃO!!! Há pouco me veio o pensamento de que eles parecem formigas...mas NÃO! Formigas são organizadas....eles bem que poderiam ser formigas...://

    ResponderExcluir