sábado, 7 de abril de 2012

INCOMPREENSÍVEL


                                               Nunca vi o Mall at Millenia tão cheio. Povo por toda parte e as lojas lotadas. Pensei! Que crise é essa que se fala! Apurando mais os ouvidos vi logo! Eram os brasileiros invadindo o shopping.
Logo uma brasileira do Ceará que mora em Brasília, à muitos anos, sentou do lado da Leda, na fonte do hall principal, enquanto ela esperava que eu fosse pegar o carro no estacionamento lotado. Conversa vai, conversa vem, voltei com o carro pra estacionar novamente e resolvemos ficar mais um tempo papeando.
É assim mesmo! Cearenses quando se encontram as prosas rolam até o amanhecer! E a alegria!
                                               O fato era que a paranaense, que acompanhava a cearense, tinha perdido um filho com 24 anos e estava fazendo aquela viajem para espairecer. Para ela era incompreensível aquela perda. Muito sofrimento a perda de um filho tão novo. A estória era triste e a senhora se mostrava muito sofrida. Lá pelas tantas resolvi entrar na conversa e tentar dar uma explicação metafísica para a questão. Contei que quando eu era estudante e estava fazendo meu vestibular de arquitetura, na prova de desenho artístico, o professor tinha passado e pedido o desenho. Em seguida me mandou embora. Fiquei sem saber o que estava acontecendo e encabulado com o ocorrido. Resultado é que tirei 10 na prova. Conclui que se eu tivesse continuado a desenhar talvez estivesse estragado o desenho. Aquela atitude do professor era na realidade um premio. Esta senhora me olhou e disse-me:
- Entendi!
E as lagrimas rolaram!...
Os planos de Deus são incompreensíveis!


Alvaro de Oliveira
Orlando, 08/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário