sábado, 28 de abril de 2012

TERCEIRO MUNDO


                                   Chegamos bem mais cedo no aeroporto de Orlando para pegar o vôo para Fortaleza. Feito o chek-in, sentamos em frente e ficamos curtindo a chegada dos turistas para o embarque.
Lembrei-me do meu primeiro vôo. Foi num Douglas DC-3 da Varig. Neste dia também vesti o meu primeiro terno. Paletó com calças curtas, porque criança não vestia calças compridas. Os passageiros, todos, usavam terno e as mulheres vestidos e muito alinhadas.
A refeição, no avião, era servida em louça inglesa com talher de prata.
                                   Em Orlando, os passageiros começavam a chegar em grande quantidade. Trajavam jeans e camisa pólo para ambos os sexos. Alguns, bermudas e camiseta. Como os tempos mudam! Durante o vôo serviram um fraquíssimo lanche em depósitos de plástico com talher de plástico. Mas o grande contraste estava para acontecer na chegada. Enquanto em Orlando a organização, o respeito e o conforto, além de um aeroporto dos mais modernos do mundo,davam o tom à canção da satisfação, nossa chegada no aeroporto de Guarulhos foi um caos.
Pessoas se atropelando, empurrando, cortando fila, gritando. Salões lotados, aeroporto mal cuidado e pra completar nosso vôo, para Fortaleza, sem previsão de saída. Está longe, muito longe de sairmos de Terceiro Mundo!


Alvaro de Oliveira
São Paulo, 28/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário